Edição Atual

Dentre os feixes luminosos, a forma Nordeste se perfaz; inapreensível e, ainda sim, intrépida, como as visões de um caleidoscópio. A expressão “Nordeste caleidoscópio” nos surgiu através de uma pergunta impossível de realizar-se e de uma resposta ambígua, que se desvela quase automaticamente. Ficção factual, ou fato ficcional, o Nordeste se expressa em nossa literatura. O dossiê que apresentamos neste número da Revista Opiniães versa sobre apreensões e representações literárias do Nordeste. Nele, contamos com contribuições de naturezas distintas – artigos, depoimentos, entrevistas e uma coletânea literária temática.
No Dossiê temático, contamos com a presença de artigos que abordam sobre representações literárias do Nordeste em diferentes autores e contingentes. Na seção de entrevistas, contamos com a participação do Professor Luis Augusto Reis, de Érika Santos e de Richard Plácido. Já na de depoimentos, houve a colaboração de Adelaide Ivanova, Manuela Cecília, Joel Vieira e Hewey Verçosa. Reunimos na nossa coletânea literária artistas de todos os estados do nordeste. Na seção de tema livre, recebemos cinco artigos sobre assuntos diversos. Na parte de criação literária e de resenha, seções de fluxo contínuo, aceitamos cinco textos literários e duas resenhas críticas.
Ana Clara Fernandes, Lucas Motta, Magno Almeida - Editores Opiniães
Edição completa
Editorial
Dossiê
Entrevista
Depoimento
Tema livre
Criação literária
Opiniães: revista dos alunos de literatura brasileira é uma publicação semestral das alunas e dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Seu objetivo é divulgar trabalhos que versem sobre temas de interesse para o debate dos estudos de literatura brasileira e que possam contribuir no desenvolvimento de pesquisas.
As submissões são abertas a pesquisadores vinculados a instituições acadêmicas diversas, não sendo necessário título de mestre/doutor. Temos por princípio que a avaliação por pares, de caráter duplo-cego, é suficiente para garantir a originalidade e qualidade dos artigos a ser publicados.
A revista aceita periodicamente contribuições inéditas de artigos, resenhas e criações literárias.
Visite também nossa página no Facebook