Entre soirées e óperas: o espaço teatral na pintura.

Auteurs

  • Richard Santiago Costa Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.118405

Mots-clés :

Artes Visuais, História da Arte.

Résumé

O desenvolvimento do edifício teatral moderno, iniciado no Renascimento, respondia não só às necessidades técnicas das artes cênicas, mas, e sobretudo, às prerrogativas da vida cortesã e posteriormente burguesa como ambiente primordial de sociabilidade. Desse modo, o teatro lírico, enquanto espaço, seria tema para a pintura a partir do século XVIII, época da fixação definitiva desses edifícios como símbolos de magnificência e poder. Já no século seguinte, o elogio a um estilo de vida cosmopolita e as vicissitudes associadas a este ambiente dariam o tom da representação pictórica do edifício teatral. 

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Biographie de l'auteur

  • Richard Santiago Costa, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
    Mestre e doutorando em História da Arte pelo IFCH/Unicamp. Atualmente em período sanduíche junto à Université Paris-Sorbonne IV.

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Publiée

2016-12-28

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Entre soirées e óperas: o espaço teatral na pintura. (2016). ARS (São Paulo), 14(28), 257-281. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.118405