Nota Científica - É tempo de superar termos capacitistas no ensino de Biologia: impercepção botânica como alternativa para "cegueira botânica"

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9052.v39p1-4

Palabras clave:

biologia, capacitismo, percepção ambiental, ensino, zoochauvinismo

Resumen

“Cegueira botânica” é um termo amplamente conhecido na área de ensino de biologia para expressar a incapacidade do ser humano de perceber as plantas no ambiente, além da consequente desvalorização e prejuízo no ensino de temáticas botânicas. Críticas ao emprego da palavra “cegueira” nesse contexto têm sido realizadas devido ao seu caráter capacitista. Alternativas ao termo “plant blindness” têm sido propostas na literatura inglesa. Como alternativa a “cegueira botânica”, propõe-se o termo “impercepção botânica” para a língua portuguesa.

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Publicado

2022-12-21

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

URSI, Suzana; SALATINO, Antonio. Nota Científica - É tempo de superar termos capacitistas no ensino de Biologia: impercepção botânica como alternativa para "cegueira botânica" . Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, v. 39, p. 1–4, 2022. DOI: 10.11606/issn.2316-9052.v39p1-4. Disponível em: https://revistas.usp.br/bolbot/article/view/206050.. Acesso em: 23 nov. 2024.