Burnout e engagement em professoras do ensino médio de escola pública no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450277390Palabras clave:
Burnout, Engagement, Professores, Novo Ensino Médio, Escola públicaResumen
O trabalho docente é avaliado como um dos mais estressantes, com atividades que repercutem na saúde física e mental de trabalhadores, sendo caracterizado como uma ocupação de risco. Os conceitos de burnout e engagement no trabalho têm sido estudados como elementos para entender a percepção de saúde mental de professores sobre o seu contexto de trabalho. O objetivo da pesquisa foi compreender, a partir da perspectiva de professores do ensino médio, quais são os fatores de mal-estar e de bem-estar presentes no contexto escolar. Trata-se de um estudo de método quantitativo, com coleta on-line. A amostra foi composta por oitenta docentes de escolas públicas brasileiras. Destacamos como principal contribuição do estudo os resultados inesperados referentes às variáveis “possuir alguma crença” e “zona onde reside”. Professoras que possuíam alguma crença apresentaram escores de bem-estar significativamente maiores em comparação às que não possuíam nenhuma crença. Professoras que residem e atuam na zona rural apresentaram escores de bem-estar significativamente maiores em comparação com às que residem e atuam em zona urbana. Em relação à pontuação das escalas utilizadas, as médias obtidas para avaliar mal-estar foram consideradas altas enquanto as de bem-estar foram consideradas medianas. Considera-se que as variáveis reportadas são de interesse da comunidade científica devido ao baixo número ou à inexistência de estudos que as investiguem. Espera-se que os resultados possam contribuir para criação de programas, intervenções e estratégias de enfrentamento em prevenção e promoção de saúde, bem como de formações continuadas.
Descargas
Referencias
ALIANTE, Gildo et al. Síndrome de Burnout em professores moçambicanos do ensino fundamental. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 41, p. e219900, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/gCKvDmMmzqjbFBRc95GrdCf/?lang=pt . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://www.scielo.br/j/pcp/a/gCKvDmMmzqjbFBRc95GrdCf/?lang=pt
AYRES, Luana Maria Santos da Silva; SHIMIZU, Kenji Lopes; NOVELLO, Tanise Paula. Sentimentos de professores de matemática do ensino superior de instituições públicas. In: CONFERÊNCIA CIDU, 9., 2018, Porto Alegre. Actas 2018: o envolvimento estudantil na educação superior. Santiago de Compostela: Universidad de Santiago de Compostela, 2018. p. 425. Disponível em: www.aidu-asociacion.org/sentimentos-de-professores-de-matematica-do-ensino-superior-de-instituicoes-publicas/ Acesso em: 14 jul. 2023.
» www.aidu-asociacion.org/sentimentos-de-professores-de-matematica-do-ensino-superior-de-instituicoes-publicas/
BARREIRO, Cristhianny Bento; MOGARRO, Maria João. Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, p. e70181, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/6NmJxpMwwGmCvsdL5chqZXH/?lang=pt . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://www.scielo.br/j/er/a/6NmJxpMwwGmCvsdL5chqZXH/?lang=pt
BORSA, Juliane Callegaro; DAMÁSIO, Bruno Figueiredo; BANDEIRA, Denise Ruschel. Adaptação e validação de instrumentos psicológicos entre culturas: algumas considerações. Paideia, Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 423-432, set. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/cbRxjMqmbZddKpwywVM8mJv/abstract/?lang=pt . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://www.scielo.br/j/paideia/a/cbRxjMqmbZddKpwywVM8mJv/abstract/?lang=pt
BRASIL. Lei nº 13.415/2017, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF, 2017a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm . Acesso em: 24 de mar. de 2024.
» https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2017b. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023.
» basenacionalcomum.mec.gov.br/images/
CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout em professores: prevalência e fatores associados. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 27, n. 4, p. 403-410, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/B6dwZJD6LLTM5QBYJYfM6gB/?lang=pt . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://www.scielo.br/j/ptp/a/B6dwZJD6LLTM5QBYJYfM6gB/?lang=pt
CNS. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em ciências humanas e sociais. Brasília, DF: CNS, 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/normativas-conep#:~:text=A%20Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CNS%20n%C2%BA%20510%2F2016%20disp%C3%B5e%20normas%20aplic%C3%A1veis%20a,os%20existentes%20na%20vida%20cotidiana . Acesso em: 24 de mar. 2024.
COSTA, Roberta; BRITTO, Ariana; WALTENBERG, Fábio. Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médio. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 50, n. 3, p. 369-409, jul. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ee/a/WKwQGtjDdGqPjZRqBptcJMC/?lang=pt . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://www.scielo.br/j/ee/a/WKwQGtjDdGqPjZRqBptcJMC/?lang=pt
DALAGASPERINA, Patrícia; MONTEIRO, Janine. Preditores da síndrome de burnout em docentes do ensino privado. Psico-USF, Campinas v. 19, n. 2, p. 263-275, maio 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/9XQDsxWQBs5y7FNkH8GdLDP/?lang=pt . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://www.scielo.br/j/pusf/a/9XQDsxWQBs5y7FNkH8GdLDP/?lang=pt
DIEHL, Luciane; MARIN, Angela Helena. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 7, n. 2, p. 64-85, dez. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/eip/v7n2/a05.pdf . Acesso em: 14 jul. 2023.
» http://pepsic.bvsalud.org/pdf/eip/v7n2/a05.pdf
FERRETTI, Celso João. A reforma do ensino médio e a sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/RKF694QXnBFGgJ78s8Pmp5x/abstract/?lang=pt . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://www.scielo.br/j/ea/a/RKF694QXnBFGgJ78s8Pmp5x/abstract/?lang=pt
FURTADO, Renan Santos; SILVA, Vergas Vitória Andrade da. A reforma em curso no ensino médio brasileiro e a naturalização das desigualdades escolares e sociais. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 158-179, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p158-179 . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p158-179.
» https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p158-179
GATTI, Bernadete Angelina et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: Unesco, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367919 . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367919
KOGA, Gustavo Kendy Camargo et al. Fatores associados a piores níveis na escala de Burnout em professores da educação básica. Cadernos Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, p. 268-275, jul. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/Nnf4Rp6zfprzYLVhdw7Xmch/?lang=pt . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://www.scielo.br/j/cadsc/a/Nnf4Rp6zfprzYLVhdw7Xmch/?lang=pt
LEVY, Gisele Cristine Tenório de Machado et al. Síndrome de Burnout em professores da rede pública. Production, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 458-465, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prod/a/xFj4j7LPtZ5Sk95G8dhmKys/?lang=pt . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://www.scielo.br/j/prod/a/xFj4j7LPtZ5Sk95G8dhmKys/?lang=pt
MAGALHÃES, Tatiana Almeida de et al. Prevalência e fatores associados à síndrome de burnout entre docentes da rede pública de ensino: estudo de base populacional. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 46, p. e11, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbso/a/rYHznR6WDDrF9v5Bs66M4Gf/?lang=pt . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://www.scielo.br/j/rbso/a/rYHznR6WDDrF9v5Bs66M4Gf/?lang=pt
MAGNAN, Emília dos Santos et al. Normatização da versão brasileira da Escala Utrecht de engajamento no trabalho. Avaliação Psicológica, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 133-140, ago. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712016000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt . Acesso em: 14 jul. 2023.
PORTO-MARTINS, Paulo Cesar et al. Engajamento no trabalho: características psicométricas e invariância temporal do UWES. Avaliação Psicológica, Campinas, v. 19, n. 3, set. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712020000300007 .
» http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712020000300007
PACHECO, Veruska Albuquerque; FERREIRA, Mário César. Well-being and Ill-being at Work: employee’s representations in a Brazilian public company. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 36, p. e3651, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/JY5YGXPsLxtKcJFFcfNd4vG/?format=pdf⟨=PT . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://www.scielo.br/j/ptp/a/JY5YGXPsLxtKcJFFcfNd4vG/?format=pdf⟨=PT
PENTEADO, Regina Zanella; SOUZA NETO, Samuel. Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 135-153, jan. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/Y9Wfn6NphgsptvZBMpZcsSJ/abstract/?lang=pt . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://www.scielo.br/j/sausoc/a/Y9Wfn6NphgsptvZBMpZcsSJ/abstract/?lang=pt
POCINHO, Margarida; PERESTRELO, Célia Xavier. Um ensaio sobre burnout, engagement e estratégias de coping na profissão docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 513-528, set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/MCWHMc3jTyNb76jrBWz5rLg/?lang=pt . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://www.scielo.br/j/ep/a/MCWHMc3jTyNb76jrBWz5rLg/?lang=pt
RIBEIRO, Beatriz Maria dos Santos Santiago et al. Associação entre a Síndrome de Burnout e a violência ocupacional em professores. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 35, p. eAPE01902, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/Ts85qpLxCSj6wLLyd3YrjNM/?lang=pt# . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://www.scielo.br/j/ape/a/Ts85qpLxCSj6wLLyd3YrjNM/?lang=pt#
SANDRI, Simone. Reforma do ensino médio e tendências para formação e/ou carreira docente. Temas & Matizes, Cascavel, v. 11, n. 21, p. 127-147, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/18607 . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/18607
SCHAUFELI, Wilmar; BAKKER, Arnold. UWES: Utrecht Work Engagement Scale. Preliminary manual. v. 1, nov. 2003. Tradução: ANGST, Rosana.; BENEVIDES-PEREIRA, Ana Maria T.; PORTO-MARTINS, Paulo C. Escala de Engagement no Trabalho de Utrecht. 2009. Disponível em: https://www.wilmarschaufeli.nl/publications/Schaufeli/Test%20Manuals/Test_manual_UWES_Brazil.pdf . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://www.wilmarschaufeli.nl/publications/Schaufeli/Test%20Manuals/Test_manual_UWES_Brazil.pdf
SCHAUFELI, Wilmar; WITTE, Hans de; DESART, Steffie. User manual - Burnout Assessment Tool (BAT). v. 2.0. Bélgica: KU Leuven, 2020. Disponível em: https://burnoutassessmenttool.be/wp-content/uploads/2020/08/User-Manual-BAT-version-2.0.pdf . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://burnoutassessmenttool.be/wp-content/uploads/2020/08/User-Manual-BAT-version-2.0.pdf
SCHÜTZ, Jenerton Arlan; COSSETIN, Vânia Lisa Fischer. Orfandade instituída e legalmente amparada: reflexões críticas sobre o “novo” ensino médio brasileiro. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 23, n. 2, p. 209-225, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.15926 . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.15926.
SILVA, Ailton Souza da. Bem-estar na docência: estratégias de enfrentamento dos docentes de uma escola pública no combate ao mal-estar docente. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social) – Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, 2017. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2018/04/DISSERTA__O-AILTON.pdf . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2018/04/DISSERTA__O-AILTON.pdf
SILVA, Bruno Neves et al. Interseções entre resiliência e qualidade de vida em mulheres rurais: estudo de métodos mistos. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 30, p. e3559, 2022.
SILVA, Nilson Rogério et al. Burnout e depressão em professores do ensino fundamental: um estudo correlacional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230048, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/jRq5tQN8ybDDg4BQ73mqVrx/?lang=pt . Acesso em: mar. 2024.
» https://www.scielo.br/j/rbedu/a/jRq5tQN8ybDDg4BQ73mqVrx/?lang=pt
SILVA FILHO, André Luis Amorim; FERREIRA, Maria Cristina. O Impacto da Espiritualidade no Trabalho Sobre o Bem-Estar Laboral. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 35, n. 4, p. 1171–1187, out. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/3NZFT8GsvSTYm5zRvzMvsdR/?lang=pt . Acesso em: 14 jul. 2023.
» https://www.scielo.br/j/pcp/a/3NZFT8GsvSTYm5zRvzMvsdR/?lang=pt
SIMÕES, Elaine Cristina; CARDOSO, Maria Regina Alves. Violência contra professores da rede pública e esgotamento profissional. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 1039-1048, mar. 2022.
VIEGAS, Moacir Fernando. Trabalhando todo o tempo: sobrecarga e intensificação no trabalho de professoras da educação básica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, p. e244193, 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Educação e Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.