As muitas facetas da alfabetização na obra de Magda Soares: contribuições para a pesquisa, a prática pedagógica e as políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551284096porPalabras clave:
Alfabetização, Magda Soares, LetramentoResumen
Este artigo-ensaio tem por objetivo discutir a concepção de alfabetização na obra de Magda Soares passados quase 40 anos da publicação do artigo As muitas facetas da alfabetização. Consideramos que nos seus livros e artigos a autora aprofunda sua contribuição para a pesquisa em alfabetização, consolidando a concepção construída ao longo das mais de cinco décadas de publicação na área. Tomamos por base a leitura cuidadosa de todos os seus livros publicados entre 1986 e 2020, além de três artigos produzidos entre os anos de 1980 e 1995. Concluímos indicando que o gérmen dos conceitos de alfabetização e letramento pode ser percebido no artigo As muitas facetas da alfabetização, quando a autora alertava, há quase 40 anos, para a necessidade de se perceber a alfabetização sob diferentes lentes epistemológicas e não apenas a pedagógica. Com efeito, a construção de uma pedagogia da alfabetização é consequência de um posicionamento epistemológico claro e de um compromisso político com a situação do analfabetismo no país, dois elementos marcantes na trajetória de Soares. Seu compromisso com a escola pública e com a dimensão política da alfabetização é um legado que deve alimentar a formação de alfabetizadores e as políticas públicas de alfabetização, não apenas de crianças, mas também de jovens, adultos e idosos.
Descargas
Referencias
BAKHTIN, Mikhail. [Volochinov]. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1970.
CHARLES, Pierre. A sociologia é um esporte de combate: documentário sobre Pierre Bourdieu. [S. l.: s. n.], 2002. 1 vídeo (2h 20min). Publicado pelo canal Filosofando Ciências Humanas em Debate. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TlbAd2hwQms Acesso em: 6 abr. 2025.
» https://www.youtube.com/watch?v=TlbAd2hwQms
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
KATO, Mary Aizawa. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.
KLEIMAN, Angela (org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Resenha de linguagem e escola: uma perspectiva social. Education Review, Tempe, n. 30, 2023. https://doi.org/10.14507/er.v30.3673
» https://doi.org/10.14507/er.v30.3673
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda. Alfabetização: em busca de um método? Educação em Revista, Belo Horizonte, n.12, p. 44-50, 1990.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2004a.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto: 2020.
SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 9 n. 52, jul./ago. 2003.
SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 19-24, 1985.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998a.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, 2004.
SOARES, Magda. Língua escrita, sociedade e cultura: relações, dimensões e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, p. 5-16, set./nov. 1995.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 11. ed. São Paulo: Ática, 1994 [1986].
SOARES, Magda. Paulo Freire e a alfabetização: muito além de um método. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 4, n. 21, maio/jun. 1998b. Seção Ponto de Vista.
TFOUNI, Leda Verdiane. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: Ponte, 1988.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Educação e Pesquisa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.