Bons professores em um terreno perigoso: rumo a uma nova visão da qualidade e do profissionalismo
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000400013Palavras-chave:
Trabalho docente, Ensino de qualidade, Profissionalismo, Políticas neoliberaisResumo
Ideias sobre o que caracteriza um "bom professor" são importantes para se possa refletir a respeito da reforma educacional, e elas têm ganhado destaque recentemente. Essas ideias são controversas e estão abertas a mudanças. A primeira parte deste artigo examina modelos do que é considerado um "bom professor" na Austrália, desde os bons servidores da era colonial, passando pelo ideal do professor erudito autônomo, até as atuais listas de competências dos docentes. A segunda parte examina mais detalhadamente o modo pelo qual as autoridades responsáveis pelo registro e credenciamento de professores, em governos neoliberais, definem um "bom professor". A terceira parte oferece propostas para uma nova compreensão do conceito de "bom professor", baseadas no entendimento do processo de trabalho e da dinâmica ocupacional do ensino, na estrutura intelectual dos estudos sobre a Educação e na própria lógica da educação como um todo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-04-01
Edição
Seção
Tradução
Licença
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Como Citar
Bons professores em um terreno perigoso: rumo a uma nova visão da qualidade e do profissionalismo . (2010). Educação E Pesquisa, 36(spe), 165-184. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000400013