Música popular brasileira experimental: Itamar Assumpção, a vanguarda paulista e a tropicália
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i87p86-97Palabras clave:
música experimental, indústria fonográfica, Itamar Assumpção, vanguarda paulistaResumen
Este artigo examina a fase inicial da carreira de Itamar Assumpção no começo dos anos 1980 do ponto de vista de como sua música desafiadora e sua atitude não conformista foram recebidas pela imprensa brasileira e pela indústria fonográfica na época. Apesar da aclamação crítica tremendamente positiva, Assumpção não conseguiu alcançar o sucesso comercial e a ampla exposição popular. Esse insucesso - e o de outros expoentes da vanguarda paulista, como Arrigo Barnabé e o Grupo Rumo - em abrir caminho para o sucesso comercial foi marcadamente dissimilar à trajetória da maioria dos artistas associados ao movimento da tropicália do fim dos anos 1960, apesar de os tropicalistas terem apresentado também um desafio radical à música popular contemporânea.
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