Fazendo cócegas nas tradições
o samba disjuntivo de Tom Zé
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p149-165Palabras clave:
Samba; tradição; disjunção; experimentalResumen
Este artigo investiga o trabalho de Tom Zé em relação à tradição do samba, enfocando principalmente três discos concebidos como “estudos”: Estudando o samba (1976), Estudando o pagode (2005) e Estudando a bossa (2008). Com base na leitura atenta das letras de algumas canções selecionadas e na análise de aspectos formais de sua música, este estudo busca compreender as estratégias experimentais que ele empregou para abordar criticamente a tradição da música brasileira. Propomos o termo “samba disjuntivo” para caracterizar seus experimentos com ritmo, harmonia, poética e performance que combinam inovação musical com crítica social.
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Publicado
2018-08-30
Número
Sección
Dossiê "Samba: 1917-2017"
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Cómo citar
Dunn, C. (2018). Fazendo cócegas nas tradições: o samba disjuntivo de Tom Zé. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 70, 149-165. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p149-165