A Metodologia da Problematização (MP) como estratégia de integração ensino-serviço em cursos de graduação na área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p241-248Keywords:
Ensino Superior, Aprendizagem Ativa. Metodologia da Problematização. Saúde /Educação Superior.Abstract
A formação de profissionais para atuar na área da saúde deve superar o modelo tradicional de educação centrado no paradigma cartesiano/flexneriano, fixado na fragmentação e especialização do conhecimento. A graduação em saúde precisa alcançar estratégias de ensino-aprendizagem que possibilitem a construção coletiva dos conhecimentos, a permanente integração teoria-prática referenciada na realidade social concreta. Tomando a perspectiva das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, o objetivo deste artigo é apresentar e discutir a Metodologia da Problematização (MP) como estratégia políticopedagógica de aproximação à realidade e construção da autonomia na formação de profissionais da saúde. Além disso, apresenta as diferenças entre a MP a utilização de outras formas de problematização e solução de problemas como estratégia de ensino. Finalmente discute os limites e possibilidades do método.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-06-08
Issue
Section
Capítulos
License
How to Cite
1.
Vieira MNCM, Panúncio-Pinto MP. A Metodologia da Problematização (MP) como estratégia de integração ensino-serviço em cursos de graduação na área da saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2015 Jun. 8 [cited 2025 Mar. 14];48(3):241-8. Available from: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/104310