REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA SURDEZ

Autores/as

  • Zélia Z L C Bittencourt Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação - CEPRE
  • Ana Paula Montagnoli Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i2p243-249

Palabras clave:

Surdez. Reabilitação de Deficientes Auditivos. Serviços de Reabilitação.Família

Resumen

O objetivo deste estudo foi conhecer as representações sociais e o impacto da surdez no cotidiano de familiares de crianças surdas. Métodos: Nesta investigação adotou-se a metodologia qualitativa utilizando-se entrevistas com questões abertas como ferramenta de coleta de dados. A amostra contou com 15 familiares (pais ou mães) de crianças surdas atendidas em um serviço de reabilitação. Resultados : A surdez foi representada como “um fardo”, “sofrimento”, “transtorno”, “sobrecarga” gerando “sentimento de culpa”, e dificuldade de aceitação por parte da família, enquanto a reabilitação remete à idéias de “socialização”, “respeito’ e “aceitação” no meio social.  Conclusão : O conhecimento das representações e expectativas dos pais trouxe subsídios para novas ações que incluam maior atenção às famílias, incentivo à participação em grupos de pais, visando a troca de experiências.

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Biografía del autor/a

  • Zélia Z L C Bittencourt, Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação - CEPRE

     

    Docente. Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação
    - CEPRE e Curso de Fonoaudiologia.

  • Ana Paula Montagnoli, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

     

    Aprimoranda em Serviço Social. Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel Porto. Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

     

Publicado

2007-06-30

Número

Sección

Artigo Original

Cómo citar

1.
Bittencourt ZZLC, Montagnoli AP. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA SURDEZ. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2007 Jun. 30 [cited 2024 May 17];40(2):243-9. Available from: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/322