Efeitos do boro e zinco no teor de carboidratos solúveis, aminoácidos totais e no enraizamento de estacas de ramos de ameixeira (Prunus salicina Lindl)

Autores/as

  • E. Kersten UFPEL; FAEM; Prof. do Dep. de Fitotecnia
  • A.A. Lucchesi USP; ESALQ; Dep. de Botânica
  • L.E. Gutierrez USP; ESALQ; Dep. de Química

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-90161993000100003

Palabras clave:

enraizamento, ameixeira, Prunus salicina Lindl., boro, zinco, carboidratos solúveis, aminoácidos totais

Resumen

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito do boro (B) e do zinco (Zn) no teor de carboidratos solúveis, aminoácidos totais e no enraizamento de estacas de ramos dos cultivares Carmesim e Grancuore de ameixeira (Prunas salicina Lindl.). Para a aplicação dos tratamentos houve uma fase preliminar que constou da seleção e identificação de quatro filas com vinte plantas cada uma e alternadas com filas de bordadora, que receberam os tratamentos com bórax (B), sulfato de zinco (Zn), bórax mais sulfato de zinco (B + Zn) e controle. O experimento para enraizamento de estacas de ramos foi realizado em viveiros com nebulização intermitente, no município de Brotas,SP. A coleta de material para avaliação do efeito dos tratamentos com boro, zinco, boro mais zinco e controle, foi executada em maio de 1989, quando parte deste material foi utilizado para determinação de açúcares redutores, açúcares totais e aminoácidos totais e outra parte utilizada para o enraizamento de estacas. O delineamento experimental foi em blocos casualizados. Os resultados obtidos mostraram que o cultivar Carmesim apresentou maior facilidade para enraizar e houve interação entre cultivar com produto (B, Zn, e B + Zn) e aumento no teor de aminoácidos totais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

1993-05-01

Número

Sección

Plant Physiology

Cómo citar

Efeitos do boro e zinco no teor de carboidratos solúveis, aminoácidos totais e no enraizamento de estacas de ramos de ameixeira (Prunus salicina Lindl) . (1993). Scientia Agricola, 50(1), 13-18. https://doi.org/10.1590/S0103-90161993000100003