A publicidade infantil de alimentos: desafios à gestão federal do SUS e oportunidades para a comunicação em saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902023220916pt

Palabras clave:

Alimentação, Políticas Públicas, Comunicação em Saúde, Promoção da Saúde, Infância, Publicidade

Resumen

Este estudo analisa a capacidade de as políticas públicas em saúde disputarem sentido na construção de mundo provocada pelos meios de comunicação e a regulamentação estatal da publicidade infantil de alimentos. Estes anúncios influenciam as escolhas alimentares das crianças, formando um paladar habituado ao consumo de ultraprocessados (prejudiciais à saúde) desde a infância. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa entrevistou gestoras em nível federal para compreender a agenda de fortalecimento da regulamentação da publicidade de alimentos destinados ao público infantil executada ao longo de uma década, que tem o intuito de fortalecer as ações de promoção da saúde e contribuir com a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. A influência da indústria de alimentos, por meio da indústria de comunicação, tem restringido o desenvolvimento de políticas públicas na área de alimentação no Brasil e o tema precisa de participação social pois a lei existe, mas não é aplicada.

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Publicado

2023-12-13

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Oliveira-Costa, M. S. de. (2023). A publicidade infantil de alimentos: desafios à gestão federal do SUS e oportunidades para a comunicação em saúde. Saúde E Sociedade, 32(supl.1), e220916pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902023220916pt