Identidade Cultural, Identidade Nacional no Brasil

Auteurs

  • Maria Isaura Pereira de Queiroz Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Sociologia

DOI :

https://doi.org/10.1590/ts.v1i1.83318

Mots-clés :

Identidade cultural, Identidade nacional, Brasil e Europa

Résumé

O problema da identidade cultural no Brasil vem sendo colocado desde os primeiros trabalhos em Ciências Sociais no país, datados do século XIX. No correr do tempo, foi sendo abordado de ângulos diferentes, em ligação íntima com as condições sócio-econômicas nos diversos momentos em que se definia a identidade. Uma observação mais acurada mostra que há uma sinonímia entre os conceitos de identidade cultural e identidade nacional, ao contrário do que ocorre na Europa.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Maria Isaura Pereira de Queiroz, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Sociologia

    Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo; Presidente do Centro de Estudos Rurais e Urbanos (CERU).

Téléchargements

Publiée

1989-06-01

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Queiroz, M. I. P. de. (1989). Identidade Cultural, Identidade Nacional no Brasil. Tempo Social, 1(1), 29-46. https://doi.org/10.1590/ts.v1i1.83318