A modelagem de dados para inteligência artificial: implicações e percalços no ensino de literatura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p147-164Palavras-chave:
Inteligência artificial, modelagem de dados, Lima Barreto, ensino-aprendizagem, ChatGPTResumo
Na esteira das recentes discussões sobre a utilização de inteligência artificial para a educação, este artigo objetiva contribuir com o debate ao apresentar notícias do trabalho realizado pelo projeto “Continuidades e reelaborações da Flânerie na crônica de Lima Barreto1”. Ao se deparar com a possibilidade de utilização do ChatGPT para fins didáticos, evidencia-se o desafio do preenchimento de um banco de dados sobre ciência da literatura. Para isso, a modelagem surge como método adequado para veicular informações científicas.
Downloads
Referências
ARANTES, Paula. Faculdade de BH suspende aulas e demite todos os professores. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte. 26 jun. 2023. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2023/06/26/interna_gerais,1512533/faculdade-de-bh-suspende-aulas-e-demite-todos-os-professores.shtml. Acesso em: 3 jul. 2024
BENTIVOGLIO, Julio. Conversa sobre Teoria da História com o ChatGPT. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 316-335, 2023.
BOULAY, Benedict du. Inteligência artificial na educação e ética. RE@ D–Revista de Educação a Distância e eLearning, Lisboa, v. 6, n. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.34627/redvol6iss1e202303
CHAUDHRY, Muhammad Ali; KAZIM, Emre. Artificial Intelligence in Education (AIEd): A high-level academic and industry note 2021. AI and Ethics, v. 2, n. 1, p. 157-165, 2022.
DA SILVA BRITO, H.; LIMA PANIAGO, C. Inteligência artificial (IA) no trabalho docente: ChatGPT, aliado ou vilão?. Esud|Ciesud, [S. l.], 2024.
D’ALTE, Pedro. Avaliação do ChatGPT como Ferramenta Auxiliar de Escrita de Textos Acadêmicos. Revista Bibliomar, São Luís, v. 22, n. 1, p. 122-138, 2023.
GAMA, Maria Sandra da. Entre mulheres e fronteiras, um escritor: lugares do feminino na obra de Lima Barreto (1902-1922). 2015. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
GONÇALVES, Emerson Campos; COITINHO, Juliana Barbosa. O ChatGPT sonha com ovelhas elétricas? Uma análise bakhtiniana da IA a partir de perguntas sobre educação e tendências pedagógicas. Texto Digital, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 4-30, 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e96973.
GONÇALVES, José Augusto de Miranda. ChatGPT e a literatura generativa: questões sobre a inteligência artificial na criação de textos literários. 2023. Monografia (Graduação em Letras - Português/Literaturas) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
HUANG, Jingshan; TAN, Ming. The role of ChatGPT in scientific communication: writing better scientific review articles. American Journal of Cancer Research, Bethesda, v. 13, n. 4, p. 1148–1154, 2023. DOI: 10.5007/1807-9288.2023.e96973.
JI, Ziwei; LEE, Nayen; FRIESKE, Rita; YU, Tiezheng; SU, Dan; XU, Yan; ISHII, Etsuko; BANG, Yejin; CHEN, Delong; CHAN, Ho Shu; DAI, Wenliang; MADOTTO, Andrea; FUNG, Pascale. Survey of Hallucination in Natural Language Generation. CSUR. Center for Artificial Intelligence Research, Hong Kong, 2022. Disponível em: https://arxiv.org/html/2202.03629v6#S1. Acesso em: 3 jul. 2024
IMRAN, Muhammad; ALMUSHARRAF, Norah. Analyzing the role of ChatGPT as a writing assistant at higher education level: A systematic review of the literature. Contemporary Educational Technology, [s. l.], v. 15, n. 4, e464, 2023.
JOHANSSON, Ioana-Raluca. A tale of two texts, a robot, and authorship: a comparison between a human-written and a ChatGPT-generated text. 2023. Thesis (degree of Bachelor) – Malmö University, Faculty of Culture and Society, Malmö, 2023.
JUNG, H.; PARK, J. H. (2023). Design and issues of writing literatures using ChatGPT. Journal of Knowledge Information Technology and Systems, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 31-40. DOI: 10.34163/jkits.2023.18.1.004
LABRUNA, Tiziano, BRENNA, Sofia, ZANINELLO, Andrea; MAGNINI, Bernardo. Unraveling ChatGPT: A Critical Analysis of AI-Generated Goal-Oriented Dialogues and Annotations. Arxiv, 2023.
LINARES, José Jesús Gazquez; FUENTES, María del Carmen Pérez; GALDAMES, Iván Suazo. Embracing the potential of artificial intelligence in education: Balancing benefits and risks. European Journal of Education and Psychology, Santiago, v. 16, n. 1, 2023.
LO, Chung Kwan. What is the impact of ChatGPT on Education? A rapid review of the literature. Educational Sciences, Basel, v. 13, n. 4, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci13040410.
MACHADO, Lara; BUONO, Renata. A universidade na era do ensino remoto. Revista Piauí, Rio de Janeiro, 6 nov. 2023.
OLIVEIRA, Leize Alemida de; SANTOS, Antonio Marques dos; MARTINS, Rafael Castelo Guedes; OLIVEIRA, Erlania Lima de. Inteligência artificial na educação: uma revisão integrativa da literatura. Peer Review, [s. l.], v. 5, n. 24, 2023. DOI: https://doi.org/10.53660/1369.prw2905
PRADANA, Mahir; ELISA, Hanifah Putri; SYARIFUDDIN, Syarifuddin. Discussing ChatGPT in education: A literature review and bibliometric analysis. Cogent Education, London, v. 10, n. 2, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/2331186X.2023.2243134
RANE, Nitin. Enhancing the quality of teaching and learning through Gemini, ChatGPT, and similar generative Artificial Intelligence: Challenges, future prospects, and ethical considerations in education. TESOL and Technology Studies, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 1-6. DOI: 10.48185/tts.v5i1.1000
RANE, Nitin; CHOUDHARY, Saurabh; RANE, Jayesh. Gemini Versus ChatGPT: applications, performance, architecture, capabilities, and implementation. SSRN Eletronic Journal, Rochester, 13 fev. 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4723687
ROCHA, Cleomar; NASCIMENTO, Hugo A. D.; SOARES, Fabrízzio Alphonsus Alves de Melo Nunes Soares. Humanidades digitais: performatividades na cultura digital. [Ebook]. Goiânia: Cegraf UFG, 2021. p. 100.
ROUMELIOTIS, Konstantinos I.; TSELIKAS, Nikolaos D. (2023). ChatGPT and Open-AI Models: A preliminary review. Future Internet, Basel, v. 15, n. 6. DOI: 10.3390/fi15060192
SANMARTÍN UREÑA, Rita Cecilia; SANMARTÍN UREÑA, Tania del Carmen; SANMARTÍN UREÑA, María Eugenia; ANGAMARCA ALARCÓN, María Eugenia. Tecnología educativa innovadora: explorando la influencia del ChatGPT en la calidad el aprendizaje en el área de lengua y literatura. Revista InveCom, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1-11, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10680798.
SANTAELLA, Lúcia. Balanço crítico preliminar do ChatGPT. Revista Famecos, [S. l.], v. 30, n. 1, p. e44380, 2023. DOI: 10.15448/1980-3729.2023.1.44380.
SOARES, William Desteffani. Avaliação de produtos baseada em análise de sentimentos aplicada a postagens textuais em redes sociais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, 2023. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4073. Acesso em: 3 jul. 2024.
SOUZA, Meire Nadja Meira de; LIMA, Paulo Vinícius Pereira de; SANTOS, Karla Vanessa Gomes dos; LOPES, Carlos. Do GPT3 ao ChatGPT: potencialidades e alertas no enfoque da produção acadêmica brasileira. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 16, n. 47, p. 599-620, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10222348.
SRIVASTAVA, Mashrin. A day in the life of ChatGPT as an academic reviewer: Investigating the potential of large language model for scientific literature review. Preprint, 2023. DOI: 10.31219/osf.io/wydct
SUZUKI, Shin. Aposta em ensino a distância gera demissão em massa de professores universitários. Portal G1, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/07/15/aposta-em-ensino-a-distancia-gera-demissao-em-massa-de-professores-universitarios.ghtml. Acesso em: 3 jul. 2024
TEIXEIRA, Pedro S. Abril retira do ar textos sob suspeita de terem sido escritos por IA. Folha de S. Paulo, São Paulo, 7 mar. 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/03/abril-retira-do-ar-textos-sob-suspeita-de-terem-sido-escritos-por-ia.shtml. Acesso em: 7 jul. 2024
TURNEY, Peter D. Thumbs up or thumbs down?: semantic orientation applied to unsupervised classification of reviews. In: Annual Meeting of the Association for Computational Linguistics, 40. Proceedings… Philadelphia: Cornell University, 2002. p. 417-424. DOI: https://doi.org/10.48550/arXiv.cs/0212032.
VIDA e obra de Lima Barreto. ChatGPT, [s. l.], 2024.
WENDLER, Suelen. O que é NLP (Processamento de Linguagem Natural), seus usos e como utilizar. Rock Content, [s. l.], 2022. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-nlp/. Acesso em: 7 jul. 2024
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriel Magalhães Siston, Raoni Schimitt Huapaya, Natália Elda Jorge de Souza, Isabelly Pocidonio da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.