A manufatura aditiva como suporte à aprendizagem colaborativa e interdisciplinar em AEC: uma experiência integradora com o futuro profissional de expressão gráfica
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v18i1.201918Palavras-chave:
Impressão 3D, Ensino interdisciplinar, Aprendizagem significativa, Tecnologias digitaisResumo
O tema inovação tecnológica está presente em todos os campos da indústria e não é diferente na área da construção civil. Para que ocorra a efetiva adoção de novas tecnologias, necessita-se a reformulação dos currículos de graduação de Arquitetura e Engenharia Civil e a aproximação da formação com o mercado. A colaboração com outros profissionais capazes de se inserir nesse ecossistema pode auxiliar na adoção dessas tecnologias, como é o caso do profissional de Expressão Gráfica, formado pela UFPR. Este trabalho 1) pontua as últimas modificações das DCNs de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil com foco nas tecnologias digitais; 2) apresenta o recente curso de graduação em Expressão Gráfica, que possui latente complementariedade a AEC; e 3) apresenta uma iniciativa de integração desses cursos com a utilização da Manufatura Aditiva como ferramenta de estímulo à aprendizagem, colaboração entre alunos e facilitação do processo de ensino-aprendizagem. Através de uma pesquisa-ação e com abordagem de aprendizado baseado em projetos (PBL – Project-based learning), nessa experiência propôs-se o desenvolvimento, em equipes multidisciplinares, de modelos físicos didáticos para o ensino de Sistemas Estruturais. Percebeu-se a eficácia dos modelos para explicação de conceitos teóricos abstratos e que sua criação gera possibilidades de discussões que reforçam o aprendizado significativo. O aluno de Expressão Gráfica se mostrou apto a colaborar no ambiente de AEC, auxiliando durante o processo criativo com a expertise sobre a manufatura aditiva, que se apresentou como uma ferramenta importante que permite otimizar tanto o processo de projeto, quanto o de ensino.
Downloads
Referências
ABEA. Desafios do ensino de arquitetura e urbanismo no século XXI. XXXVII Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo, XX Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Anais... . p.515, 2019. Rio de Janeiro.
BASSANEZI, C. R. Ensino aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2015.
BECKER, F. O que é o construtivismo. Idéias, v. 20, p. 87–93, 1993. São Paulo.
BRASIL. Conselho Nacional De Educação. Resolução No 6, de 2 de fevereiro de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Diário Oficial da União, 2006. Brasília, DF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5649-rces06-06&category_slug=junho-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 1 jul. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional De Educação. Resolução CNE/CES no 2, de 17 de junho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Diário Oficial da União, 2010. Brasília, DF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5651-rces002-10&category_slug=junho-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 1 jul. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional De Educação. Resolução CNE/CES no 2, de 24 de Abril de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Diário Oficial da União, 2019. Brasília, DF. Disponível em: <https://www.in.gov.br/web/dou/-/resoluÇÃo-no-2-de-24-de-abril-de-2019-85344528>. Acesso em: 1 jul. 2020.
CARBONELL, J. Pedagogias do século XXI - bases para a inovação educativa. 3o ed. Porto Alegre: Penso, 2016.
CARBONI, M. H. DE S.; SCHEER, S. Manufatura aditiva como ferramenta didática para a formação de profissionais da AEC. Simpósio Brasileiro De Tecnologia Da Informação E Comunicação Na Construção, 3. Anais... . p.1–14, 2021. Uberlândia: ANTAC. Disponível em: <https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/567>. Acesso em: 3 ago. 2021.
CHIU, P. H. P.; KI, T.; FAN, F.; et al. A project-problem based learning approach for appreciating ancient cultural heritage through technologies: Realizing mystical buildings in Dunhuang Mural. 2016 IEEE International Conference on Teaching, Assessment, and Learning for Engineering (TALE). Anais... . p.65–69, 2016. IEEE. Disponível em: <https://doi.org/10.1109/TALE.2016.7851772>. Acesso em: 23 mar. 2019.
CORBACHO, A. M.; MININI, L.; PEREYRA, M.; et al. Interdisciplinary higher education with a focus on academic motivation and teamwork diversity. International Journal of Educational Research Open, v. 2–2, n. June, p. 100062, 2021. Elsevier Ltd. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2021.100062>. Acesso em: 25 nov. 2021.
DEGRAF. Graduação em Expressão Gráfica. Disponível em: <http://www.exatas.ufpr.br/portal/cegraf/>. Acesso em: 7 maio 2017.
DEGRAF. Projeto pedagógico do curso de expressão gráfica. , 2018. Universidade Federal do Paraná. Disponível em: <http://www.exatas.ufpr.br/portal/cegraf/wp-content/uploads/sites/3/2019/09/PPC_Projeto_Pedagogico_de_Curso__Expressao_Grafica.pdf>. Acesso em: 13 out. 2021.
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; JÚNIOR, J. A. V. A. Design Science Research: Método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.
FERNANDES, S. C. F.; SIMOES, R. Collaborative use of different learning styles through 3D printing. 2016 2nd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE). Anais... . v. 63, p.1–8, 2016. IEEE. Disponível em: <http://doi.org/10.1109/CISPEE.2016.7777742>. Acesso em: 16 abr. 2019.
FORD, S.; MINSHALL, T. Invited review article: Where and how 3D printing is used in teaching and education. Additive Manufacturing, v. 25, p. 131–150, 2019. Elsevier. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.addma.2018.10.028>. Acesso em: 29 mar. 2020.
FUKUDA, T.; TOKUHARA, T.; YABUKI, N. A dynamic physical model based on a 3D digital model for architectural rapid prototyping. Automation in Construction, v. 72, p. 9–17, 2016. Elsevier B.V. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.autcon.2016.07.002>. Acesso em: 20 set. 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GO, J.; HART, A. J. A framework for teaching the fundamentals of additive manufacturing and enabling rapid innovation. Additive Manufacturing, v. 10, p. 76–87, 2016. Elsevier B.V. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.addma.2016.03.001>. Acesso em: 20 mar. 2019.
HAAVI, T.; TVENGE, N.; MARTINSEN, K. CDIO design education collaboration using 3D-desktop printers. Procedia CIRP, v. 70, p. 325–330, 2018. Elsevier B.V. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.procir.2018.03.277>. Acesso em: 7 mar. 2020.
HULEIHIL, M. 3D printing technology as innovative tool for math and geometry teaching applications. IOP Conference Series: Materials Science and Engineering, v. 164, p. 012023, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1088/1757-899X/164/1/012023>. Acesso em: 7 mar. 2020.
KERN, M.; SAGAZIO, G.; LOURENÇÃO, P.; et al. A mobilização empresarial pela inovação (MEI) e a defesa da modernização do ensino de Engenharia. In: V. F. de Oliveira (Org.); A engenharia e as novas DCNs: Oportunidades para formar mais e melhores engenheiros. 1a. ed., p.33–43, 2019. Rio de Janeiro: LTC.
KOLITSKY, M. A. Reshaping teaching and learning with 3D printing technologies. e-mentor, v. 2014, n. 56 (4), p. 84–94, 2014. Disponível em: <http://doi.org/10.15219/em56.1130>. Acesso em: 5 set. 2020.
LACERDA, D. P.; DRESCH, A.; PROENÇA, A.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V. Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção. Gestão & Produção, v. 20, n. 4, p. 741–761, 2013. Disponível em: <http://doi.org/10.1590/S0104-530X2013005000014>. Acesso em: 12 jul. 2018.
LUDWIG, P. M.; NAGEL, J. K.; LEWIS, E. J. Student learning outcomes from a pilot medical innovations course with nursing, engineering, and biology undergraduate students. International Journal of STEM Education, v. 4, n. 1, p. 33, 2017. International Journal of STEM Education. Disponível em: <https://doi.org/10.1186/s40594-017-0095-y>. Acesso em: 20 mar. 2019.
MARTINS, I. L.; PEREIRA FILHO, Z. R. A produção acadêmica sobre a fabricação digital nas escolas brasileiras de arquitetura e urbanismo. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 10, p. e019007, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.20396/parc.v10i0.8652734>. Acesso em: 15 ago. 2020.
MONTEIRO, M. T. F. A impressão 3D no meio produtivo do design: um estudo na fabricação de joias, 2015. Belo Horizonte: Universidade do Estado de Minas Gerais. Disponível em: <http://anapaulanasta.com/wp-content/uploads/2015/09/Dissertação-Marco-Túlio-Ferreira-Monteiro.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2019.
NÓBREGA, P. G. B. DA; NÓBREGA, S. H. S. DA. Engenheiro civil X arquiteto: conflito no aprendizado das estruturas. Revista de Ensino de Engenharia, v. 39, n. 1, p. 183–191, 2020. Disponível em: <http://revista.educacao.ws/REVISTA/INDEX.PHP/ABENGE/ARTICLE/VIEW/1623>. Acesso em: 27 abr. 2021.
NOVAK, E.; WISDOM, S. Effects of 3D Printing Project-based Learning on Preservice Elementary Teachers’ Science Attitudes, Science Content Knowledge, and Anxiety About Teaching Science. Journal of Science Education and Technology, v. 27, n. 5, p. 412–432, 2018. Disponível em: <http://doi.org/10.1007/s10956-018-9733-5>. Acesso em: 23 mar. 2019.
OLIVEIRA, M. R. DE; FABRICIO, M. M. Projeto paramétrico e prototipagem rápida: casos em instituições internacionais. In: D. Kowaltowski; D. de C. Moreira; J. R. D. Petreche; M. M. Fabricio (Orgs.); O processo de projeto em arquitetura. p.455–469, 2011. São Paulo: Oficina de textos.
OLIVEIRA, V. F. DE. A engenharia e as novas DCNs: Oportunidades para formar mais e melhores engenheiros. 1 ed. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
PUPO, R. T. Ensino da prototipagem rápida e fabricação digital para arquitetura e construção no Brasil: definições e estado da arte. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 1, n. 3, p. 80, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.20396/parc.v1i3.8634511>. Acesso em: 28 jan. 2019.
SANTOS, B. P.; ALBERTO, A.; LIMA, T. D. F. M.; CHARRUA-SANTOS, F. M. B. Indústria 4.0: desafios e oportunidades. Revista Produção e Desenvolvimento, v. 4, p. 111–124, 2018. Disponível em: <https://revistas.cefet-rj.br/index.php/producaoedesenvolvimento/article/view/e316/193>. Acesso em: 15 fev. 2020.
SOUZA, L. V. DE; COSTA, D. M. B. O curso de bacharelado em expressão gráfica da UFPR. GRAPHICA 13. Anais... , 2013. Florianópolis.
STERN, A.; ROSENTHAL, Y.; DRESLER, N.; ASHKENAZI, D. Additive manufacturing: An education strategy for engineering students. Additive Manufacturing, v. 27, n. March, p. 503–514, 2019. Elsevier. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.addma.2019.04.001>. Acesso em: 16 mar. 2020.
VACCAREZZA, M.; PAPA, V. 3D printing: a valuable resource in human anatomy education. Anatomical Science International, v. 90, n. 1, p. 64–65, 2015. Disponível em: <http://doi.org/10.1007/s12565-014-0257-7>. Acesso em: 18 mar. 2020.
VIOLANTE, M. G.; VEZZETTI, E. Guidelines to design engineering education in the twenty-first century for supporting innovative product development. European Journal of Engineering Education, v. 42, n. 6, p. 1344–1364, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/03043797.2017.1293616>. Acesso em: 18 mar. 2020.
WU, P.; ZHAO, X.; BALLER, J. H.; WANG, X. Developing a conceptual framework to improve the implementation of 3D printing technology in the construction industry. Architectural Science Review, v. 61, n. 3, p. 133–142, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/00038628.2018.1450727>. Acesso em: 26 abr. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Márcio Henrique de Sousa Carboni, Sérgio Scheer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).