Diagnósticos e intervenções de enfermagem em crianças submetidas a implante coclear
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1980-220x2016045203238Palavras-chave:
Enfermagem Pediátrica, Implante Coclear, Perda Auditiva, Processos de Enfermagem, Diagnóstico de EnfermagemResumo
OBJETIVO Identificar os principais diagnósticos e intervenções de enfermagem em crianças submetidas a implante coclear em pós-operatório imediato. MÉTODO Estudo transversal realizado entre fevereiro e abril de 2016. Foram considerados o histórico de enfermagem (anamnese e exame físico) e os diagnósticos de enfermagem (NANDA − Internacional) com suas respectivas intervenções (Nursing Intervention Classification - NIC). Para construção dos resultados utilizou-se da análise estatística descritiva. RESULTADOS Participaram do presente estudo 19 crianças. Os principais diagnósticos de enfermagem elencados foram: Comunicação verbal prejudicada, Integridade da pele prejudicada, Risco de infecção, Risco de queda e Risco de sangramento (n=19; 100%). Quanto às intervenções de enfermagem, prevaleceram: Melhora na comunicação: deficit auditivo, Supervisão da pele, Proteção contra infecção, Prevenção de quedas e Precauções contra sangramento (n=19; 100%). CONCLUSÃO Os diagnósticos e as intervenções de enfermagem referentes ao pós-operatório de implante coclear relacionaram-se com comunicação, controle de sangramento, cuidados com a ferida operatória, prevenção de infecção, conforto e bem-estar.Downloads
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Publicado
2017-01-01
Edição
Seção
Artigo Original
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Como Citar
Pereira, P. J. S., Souza, N. F. H. de, Almeida, R. J. de, Menezes, D. C., Bom, G. C., & Trettene, A. dos S. (2017). Diagnósticos e intervenções de enfermagem em crianças submetidas a implante coclear. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 51, e03238-. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2016045203238