Organização tecnológica do trabalho em um pronto atendimento e a autonomia do trabalhador de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000100006Palavras-chave:
Serviços de Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde, Serviços Médicos de Emergência, Enfermagem, Autonomia profissionalResumo
Este estudo teve por objetivo analisar a organização dos processos de trabalho em um serviço de pronto atendimento e a autonomia do trabalhador de enfermagem na prestação de cuidados ao usuário. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observação livre por amostragem de tempo. O foco de observação foi o atendimento prestado aos usuários no serviço. Constatou-se que o processo de trabalho está organizado com a finalidade de tratar a queixa principal, tendo como ação nuclear a consulta médica. A organização tecnológica do trabalho coloca o médico como detentor de poder, seguido da enfermeira, nos seus espaços de poder e autonomia, que é pouco exercida pelos demais agentes. O trabalho da enfermagem é fundamental, perpassando todos os espaços de atendimento e interligando as ações, mas se caracteriza como um trabalho auxiliar das atividades do pronto atendimento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2008-03-01
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Marques, G. Q., & Lima, M. A. D. da S. (2008). Organização tecnológica do trabalho em um pronto atendimento e a autonomia do trabalhador de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 42(1), 41-47. https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000100006