Um Estudo Sobre Autoeficácia no Trabalho e Características Sociodemográficas de Servidores de Uma Universidade Federal
DOI:
https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.61969Palavras-chave:
Autoeficácia, Variáveis Sociodemográficas, Servidores PúblicosResumo
O objetivo do presente estudo é verificar o grau de associação entre as características sociodemográficas e os níveis de autoeficácia no trabalho (AET) de 289 servidores de uma universidade federal. A autoeficácia é tida como a percepção do indivíduo sobre suas capacidades no exercício de determinada atividade. As crenças das pessoas na própria capacidade podem influenciar seu desempenho e determinar o modo como se sentem, pensam, se motivam e se comportam. A pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, utiliza para a análise de dados os programas estatísticos R e Minitab. O instrumento utilizado para a coleta de dados incluiu variáveis sociodemográficas e a Escala de Autoeficácia Geral Percebida. Para o tratamento estatístico dos dados, em sua análise foram utilizadas estatística descritiva, análise de cluster e o teste Qui-quadrado. A caracterização da amostra mostrou uma distribuição equilibrada das variáveis investigadas; a análise dos níveis de AET apontou uma média geral de 3,2, superior à média geral de outros estudos, que é de 2,9; e os resultados do teste Qui-quadrado mostraram que não houve associação entre as características sociodemográficas e a AET, exceto em relação à variável cor ou raça.Downloads
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Gestão de Pessoas em Organizações
Como Citar
Um Estudo Sobre Autoeficácia no Trabalho e Características Sociodemográficas de Servidores de Uma Universidade Federal. (2012). REGE Revista De Gestão, 19(4), 571-588. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.61969