As máscaras e os mitos: tensões entre modernidade e intemporalidade na pintura modernista em São Paulo

Autores

  • Icleia Borsa Cattani Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i94p19-28

Palavras-chave:

Modern Art Week, modernist painting, vanguards and return to order, internationalism and nationalism, myths and masks.

Resumo

O texto aborda a pintura em São Paulo no entorno da Semana de Arte Moderna de 1922. O que se passou naquele período evidencia uma modalidade específica de percepção do moderno. Os artistas modernistas ficaram divididos entre os modelos europeus do período: o internacionalismo das vanguardas e o nacionalismo dos movimentos de retorno à ordem. A procura de uma identidade brasileira, simultaneamente moderna, atual, intemporal e mítica, gerou dubiedades e contradições, evidenciadas nas pinturas modernistas pela elaboração de mitos de pertença e de rostosmáscaras, símbolos e sintomas das tensões constitutivas dessas pinturas, situadas entre princípios divergentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Icleia Borsa Cattani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes

    Professora titular do Instituto de Artes da UFRGS e autora de, entre outros, Arte Moderna no Brasil (C/Arte).

Referências

AMARAL, Aracy. Artes Plásticas na Semana de 22. São Paulo, Perspectiva, 1972. Tarsila: Sua Obra e Seu Tempo. São Paulo, Perpectiva/Edusp, s.d.

ANDRAL, Jean-Louis; KREBS, Sophie. L’École de Paris 1904-1929, la Part de l’Autre. Paris, MAM – Paris, 2000.

BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti no Tempo e no Espaço. Catálogo da Obra e Documentação. São Paulo, Ed. 34/Edusp, 2006.

CATTANI, Icleia. “Antropofagia e Mitos: a Pintura de Tarsila do Amaral”, in Annateresa Fabris e Luiz Camillo Osorio (orgs.). Atas do Colóquio Internacional História e(m) Movimento. São Paulo, MAM, 2008.

. Arte Moderna no Brasil. Constituição e Desenvolvimento nas Artes Visuais (1900-1950). Belo Horizonte, C/Arte, 2011.

ZANINI, Walter. Vicente do Rego Monteiro (1899-1970). Artista e Poeta. São Paulo, Empresa das Artes/Marigo Editora, 1997.

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

CATTANI, Icleia Borsa. As máscaras e os mitos: tensões entre modernidade e intemporalidade na pintura modernista em São Paulo. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 94, p. 19–28, 2012. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i94p19-28. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/45022.. Acesso em: 30 dez. 2024.