Sobre a Revista

Foco e Escopo

RAUSP Management Journal é uma publicação trimestral do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Publica artigos de autores nacionais e estrangeiros, selecionados com base em critérios de originalidade, qualidade e criatividade em um processo de double blind review.

A revista está classificada atualmente no Nível A2 no Sistema Qualis-Capes

Editor Chefe: Prof. Dr. Flavio Hourneaux Junior

Objetivos: Disseminar estudos conceituais, práticos e de pesquisa científica que agreguem valor ao trabalho de acadêmicos e praticantes de Administração, missão que cumpre desde 1947.

Áreas de Interesse: Os artigos podem cobrir ampla variedade de tópicos e práticas de Administração em diferentes setores industriais, áreas geográficas e especialidades funcionais. As principais áreas temáticas são: Educação e Pesquisa em Gestão; Empreendedorismo; Estratégia e Economia Empresarial; Finanças e contabilidade; Gestão de Sistemas de Informação; Gestão de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa; Gestão de Tecnologia e Inovação; Gestão Internacional; Gestão Pública e Sem Fins Lucrativos; Governança Corporativa; Recursos Humanos; Marketing; Métodos de Pesquisa; Operações e Supply Chain Management; Teoria e História da Organização e Gestão.

Periodicidade

Trimestral

Código de Ética
Este Código de Ética tem como objetivo contribuir para a qualidade da Revista da Administração da RAUSP, garantindo sua confiabilidade para editores, autores, revisores e leitores. O código é baseado no Manual de Boas Práticas da ANPAD (ANPAD 2010), no Código de Conduta e nas diretrizes de boas práticas para Editores de Publicações Científicas do Comitê de Ética em Publicações (COPE 2011), e nas práticas estabelecidas de publicação científica no Área de administração.

1. Perguntas sobre a Publicação e Autoria

Lista de referências e financiamento
Os autores devem relacionar e citar adequadamente, de acordo com as instruções fornecidas em página específica, os trabalhos que serviram de base para o desenvolvimento de suas pesquisas. Além disso, devem fornecer informações, se for o caso, sobre as fontes de financiamento da pesquisa, como um agradecimento no final do artigo ou em nota de rodapé no início.

Plágio e dados fraudulentos
Os autores devem declarar que os artigos são trabalhos próprios e que qualquer material de terceiros utilizado é referenciado e utilizado de forma legítima. Não será permitido plágio, falsificação ou fabricação de dados.

Publicação da mesma pesquisa em mais de um periódico
Os autores devem declarar que os artigos submetidos para avaliação e seu conteúdo essencial são originais e não estão sob avaliação de outra publicação.

2. Responsabilidades dos autores

Os autores devem garantir que todos os dados apresentados no artigo são reais e autênticos;
Todos os autores devem ter contribuído significativamente para o desenvolvimento do estudo;
Os autores incluídos no artigo devem ter contribuído significativamente para o desenvolvimento do trabalho, não sendo permitida a inclusão de autores adicionais após a aceitação do artigo.

Todos os autores devem fornecer, quando necessário, correções ou retratações de erros;
Os autores devem garantir que a pesquisa, quando apropriado, tenha passado na aprovação do órgão competente (por exemplo, o Comitê de Ética em Pesquisa). (ANPAD, 2010);
Os autores podem ser convidados a serem avaliadores no processo de revisão por pares da revista;
Caso os autores tenham sucesso na publicação de um artigo na RAUSP, podem ser chamados para revisar um artigo para a revista (ANPAD, 2010). Caso os autores sejam solicitados a exercer essa função, devem fazê-lo com dedicação, rapidez e seriedade científica, contribuindo para o aprimoramento do artigo.

3. O processo de revisão por pares e as responsabilidades do revisor

Revisores e suas responsabilidades

Os revisores devem se recusar a fazer avaliações para as quais não se sintam qualificados.
Eles só devem concordar em revisar um manuscrito se:

possuir conhecimento adequado do assunto para conduzir uma revisão adequada
pode cumprir o prazo
“Cumprir a data de devolução assim acordada é uma questão de ética, respeito e responsabilidade da função de revisor.” (ANPAD, 2010).
Os revisores não devem ter nenhum conflito de interesse com a pesquisa, os autores e / ou financiadores da pesquisa que está sendo avaliada.
Os avaliadores devem declarar potenciais conflitos de interesse (pessoais, financeiros, intelectuais, profissionais, políticos ou religiosos) à equipe editorial da RAUSP para melhor alinhamento das avaliações.
Por se tratar de um processo de revisão duplo-cego, os avaliadores devem informar ao editor se a identidade do autor é conhecida por eles.
Os avaliadores não devem usar ou se apropriar indevidamente do conhecimento adquirido durante o processo de avaliação dos artigos.
Os artigos revisados ​​devem ser tratados de forma confidencial. Os revisores devem respeitar a confidencialidade da revisão por pares e não devem divulgar quaisquer detalhes de um manuscrito ou de sua revisão, durante ou após o processo de avaliação (COPE, 2010).
Avaliações:

Deve ser objetivo e construtivo, evitando hostilidade e evitando comentários pessoalmente difamatórios ou depreciativos (COPE, 2011).
O avaliador deve indicar as falhas que podem ser corrigidas, indicando o que deve ser feito para tal. “O revisor deve sempre avaliar o custo-benefício de cada mudança solicitada em termos da melhoria efetiva na qualidade do manuscrito.” (ANPAD, 2010)
Os avaliadores devem sugerir referências relevantes para estudos não citados, quando cientificamente relevantes para o artigo e / ou sua reformulação.
Os avaliadores devem procurar indicar as prováveis ​​alterações na primeira revisão do artigo, evitando novas recomendações quando o item retrabalhado for devolvido.
4. Responsabilidades editoriais

Os editores da RAUSP comprometem-se sempre que possível (com base no COPE, 2011):

para atender às necessidades de leitores e autores;
melhorar constantemente a revista;
garantir a qualidade do material que publicam;
promover a liberdade de expressão;
manter a integridade do histórico acadêmico;
impedir que as necessidades de negócios comprometam os padrões intelectuais;
publicar correções, esclarecimentos, retratações e desculpas quando necessário.
Os editores se empenharão em manter a qualidade e relevância da publicação, o que inclui garantir que a avaliação dos artigos submetidos seja objetiva, justa e adequada

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de indexação

Histórico do periódico

O primeiro número da Revista de Administração foi editado em março de 1947. Em 1967 houve a interrupção da publicação e sua reativação ocorreu em 1977, tendo sido publicada ininterruptamente desde então. A partir de 2018 o título da revista foi alterado para RAUSP Management Journal.