A Sociologia da Educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales

Autores

  • Ana Paula Hey Universidade de São Paulo
  • Afrânio Mendes Catani Universidade de São Paulo
  • Cristina Carta Cardoso de Medeiros Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.122400

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Sociologia da educação, Educação, cultura e dominação, Educação e reprodução social

Resumo

O texto apresenta uma incursão pelos artigos sobre educação do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) publicados na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales (ARSS). Fundada por Bourdieu em 1975 e dirigida por ele até a sua morte, a ARSS acolheu onze de seus artigos na temática educacional (sendo quatro em co-autoria) entre 1975 e 2000. Ressalta-se que nas páginas do periódico o autor “rascunhou” vários trabalhos que viriam a se constituir em seus livros. Nos textos ali apresentados Bourdieu reafirma a relevância da sociologia da educação como um capítulo importante da sociologia do conhecimento e da sociologia do poder, fornecendo um verdadeiro programa de investigação para enxergar os mecanismos instituídos de produção da dominação e das estratégias de reprodução nas sociedades de classes contemporâneas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Hey, Universidade de São Paulo

    Professora no Departamento de Sociologia da USP e uma das organizadoras do Vocabulário Bourdieu (Autêntica, 2017). 

  • Afrânio Mendes Catani, Universidade de São Paulo

    Professor na Faculdade de Educação da USP. Pesquisador do CNPq, é um dos organizadores do Vocabulário Bourdieu (Autêntica, 2017). 

  • Cristina Carta Cardoso de Medeiros, Universidade Federal do Paraná

    Professora no Departamento de Educação Física da UFPR e uma das organizadoras do Vocabulário Bourdieu (Autêntica, 2017). 

Referências

Arss. (2004/2005), “Présentation: pour une Realpolitik de la recherche: au sujet de l’enquête du cnrs sur les périodiques aidés par le département des sciences de l’homme et de la societé (shs)”. Paris, 155: 101-104, dec.

arss. (2006), Économies de la recherche (dossier). Paris, 164: 4-98, sept.

arss. (2009), “Présentation: pour une véritable politique en faveur des revues de shs”. Paris, 176/177: 145-147, mars.

Beaud, Stéphane. (2002), 80% au bac et après? Les enfants de la démocratisation scolaire. Paris, La Découverte.

Bourdieu, Pierre. (1974), A economia das trocas simbólicas (org. Sergio Miceli). São Paulo, Perspectiva.

Bourdieu, Pierre. (1975), “Présentation”. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 1: 2-3, jan.

Bourdieu, Pierre. (1976), “Les modes de domination”. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 2/3: 122-132, juin.

Bourdieu, Pierre. (1979), La distinction, critique sociale du jugement. Paris, Minuit.

Bourdieu, Pierre. (1980), “Quelques propriétés des champs”. In: Bourdieu, P. Questions de sociologie. Paris. Minuit, pp. 113-120.

Bourdieu, Pierre. (1982), “Leçon inaugurale (vendredi, 23 avril 1982)”. Chaire de Sociologie, Collège de France, Paris,(mimeo.).

Bourdieu, Pierrev. (1984), Homo academicus. Paris, Minuit.

Bourdieu, Pierre. (1989), La noblesse d’État: Grandes écoles et esprit de corps. Paris, Minuit.

Bourdieu, Pierre. (1992), Les règles de l’art: genèse et structure du champ littéraire. Paris, Seuil.

Bourdieu, Pierre (org.). (1993), La misère du monde. Paris, Seuil.

Bourdieu, Pierre. (1998), La domination masculine. Paris, Seuil.

Bourdieu, Pierre. (2000), “Chamadas”. In: Bourdieu, P. O campo econômico: a dimensão simbólica da dominação. Org. Daniel Lins. Campinas, Papirus, pp. 17-34.

Bourdieu, Pierre. (2001), Meditações pascalianas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil.

Bourdieu, Pierre. (2005), Esboço de auto-análise. São Paulo, Companhia das Letras.

Bourdieu, Pierre. (2012), Sur l’État. Cours au Collège de France (1989-1992). Paris, Raisons d’Agir/Seuil.

Bourdieu, Pierre & Delsaut, Yvette. (2005), “Entrevista de Pierre Bourdieu com Yvette Delsaut: sobre o espírito da pesquisa”. Tempo Social, 17 (1): 175-210, jun.

Bourdieu, Pierre (ed.) & Miceli, Sergio (org.). (1997), Liber 1. São Paulo, Edusp.

Catani, Afrânio M. (2013), “As possibilidades analíticas da noção de campo social”. In: Catani, A. M. Origem e destino: pensando a sociologia reflexiva de Bourdieu. Campinas, Mercado de Letras, pp. 57-78.

Dezalay, Yves & Garth, Bryant. (2002), La mondialisation des guerres de palais. Paris, Seuil.

Downloads

Publicado

2018-07-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Hey, A. P., Catani, A. M., & Medeiros, C. C. C. de. (2018). A Sociologia da Educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales. Tempo Social, 30(2), 171-195. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.122400