Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Via Atlântica

A Revista Via Atlântica, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, tem por objetivo levar aos estudiosos, do Brasil e do Exterior, resultados de investigações desenvolvidas por especialistas nas áreas de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura Comparada, Literatura Infantil e Juvenil, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e de outras literaturas e culturas  que se expressam em português. Faz parte ainda do escopo da Via Atlântica a publicação de artigos que tratem das relações interdisciplinares da Literatura com outras Linguagens e com outras Formas do Saber. A publicação abrange, além de um Dossiê temático, outros trabalhos inéditos sob a forma de Ensaios, Artigos, Entrevistas e Resenhas de livros de interesse para os Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e áreas correlatas. A revista Via Atlântica está inserida na área temática de Outras Literaturas Vernáculas, conforme tabela de áreas do conhecimento do CNPq (8.02.07.00-6).


______________________________________________________

  • ISSN: 1516-5159 (nºs 1-24, impresso, printed)
  • ISSN: 2317-8086 (OJS)
______________________________________________________
  • Indexado em:

    

 

     

 

   

       

  

______________________________________________________

Notícias

 

CHAMADA DE ARTIGOS / CALL FOR PAPERS: Dossiê 32: Literatura e Política nos países de língua portuguesa

 

Por razões históricas, a literatura produzida nos países de língua portuguesa pode ser compreendida como um instrumento de resistência, enfrentamento e luta política. No caso de Portugal, pode-se pensar tanto em autores do neorrealismo, que deram representação às opressões vividas pelas classes subalternas, quanto naquela produção contemporânea que procura rever criticamente o processo de colonização e seus desdobramentos na vida social. Na literatura brasileira, as formas de resistência ao Estado Novo, à ditadura civil-militar e as obras que procuram dar expressão a setores marginalizados constituem um vigoroso corpus no qual sobressai o embate da arte com as instâncias de poder. Já nos países africanos de língua oficial portuguesa, a literatura constitui um espaço fundamental para as lutas contra o poder colonial e também para a reflexão sobre os impasses do pós-independência.

Considerando-se tais aspectos, a Via Atlântica no. 32 convida à discussão em torno das relações entre literatura e política nos países de língua portuguesa. Assim, aceitam-se artigos e resenhas que contemplem esse tema tanto na produção em prosa quanto na poética dos séculos XX e XXI.

Organização: Rosangela Sarteschi e Fábio César Alves

PRAZO PARA ENVIO DE ORIGINAIS: 08 de maio de 2017.

 
Publicado: 2017-02-08 Mais...
 
Outras notícias...

n. 30 (2016)


Capa da revista