Roberto Carlos e a identidade brasileira na canção

Auteurs

  • Acauam Oliveira Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i54p151-166

Mots-clés :

Roberto Carlos, cultura de massas, MPB, samba.

Résumé

Roberto Carlos é, ao mesmo tempo, o mais popular e o mais rejeitadodos artistas brasileiros. Nosso artigo pretende compreender as raízesdessa contradição, compreendendo tanto a positividade e o valor desua obra – buscando relativizar uma série de estigmas e preconceitosque rondam sua figura, demonstrando, por assim dizer, a legitimidadede sua coroa – quanto o lugar a partir de onde falam seusantagonistas, de modo a perceber o conjunto de interesses e posiçõesenvolvidas nesses juízos críticos.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Acauam Oliveira, Universidade de São Paulo
    Participa do programa de doutorado do Departamento de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo.

Téléchargements

Publiée

2012-03-01

Numéro

Rubrique

RIEB010

Comment citer

Oliveira, A. (2012). Roberto Carlos e a identidade brasileira na canção. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 54, 151-166. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i54p151-166