O olhar e a voz: a narração multifocal do cinema e a cifra da História em São Bernardo
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p126-138Mots-clés :
Cinema e literatura, cinema brasileiro, teoria da narrativa, Leon Hirszman, Graciliano Ramos.Résumé
No cinema, a análise do "ponto de vista" e da questão das "vozes" no proceso narrativo enfrente problemas específicos, que requerem uma teoria adequada ao meio. Para poder dar conta de seu objeto, esta teoria específica deve ir além da incorporação de conceitos emprestados da análise da literatura. Este artigo discute a maneira como São Bernardo (Hirszman, 1972) oferece um exemplo de estratégias típicas de um cinem moderno disposto a explorar as possíveis disjunções entre som e imagem, entre o olhar e a voz numa adaptação do romance de Graciliano Ramos que inscreve, na sua forma, a distância que separa filme e texto original.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
1997-12-04
Numéro
Rubrique
Ensaios
Comment citer
Xavier, I. (1997). O olhar e a voz: a narração multifocal do cinema e a cifra da História em São Bernardo. Literatura E Sociedade, 2(2), 126-138. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p126-138