O processo de criação de Acronon e H. J. Koellreutter
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i12p171-198Abstract
Este artigo é sobre o processo de criação de Acronon, composta em 1978-79 por Hans Joachim Koellreutter, compositor alemão radicado no Brasil desde 1937, responsável pela introdução do serialismo no Brasil e pela formação de uma nova geração de compositores. Nessa composição, para piano e orquestra, a partitura do pianista é uma esfera de acrílico transparente, onde o músico improvisa sob 18 estruturas sonoras em forma geométrica dispostas dinamicamente sob sua superfície, a qual dialoga com a orquestra. Os documentos deste processo deixam índices da estética e filosofia pessoal do compositor, que vê a música não como precisão absoluta, mas tão somente como um jogo sonoro ininterrupto, uma variedade imprevisível de sons.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2004 Nélio Tânios Porto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.