Metallic Urbans Culptures from the Late XIX and XX Centuries in Belém-PA: Transformations and Permanence
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.20.2024.211436Keywords:
Monument, City, Historic Heritage, Preservation, Public SculptureAbstract
The socioeconomic and cultural transformations that took place during the period of modernization of the city of Belém, known as the “Belle Époque”, influenced the importation of a European model of society and led to the construction of public buildings, squares and urban sculptures, monuments installed in public spaces that narrate a fact or adorn the environment. These sculptures are part of the category of intentional monuments, as they have essential elements that fulfill a remembrance function. Due to the location, the sculptures are susceptible to theft, transfer from the original place, replacements from replicas, among other alterations. Therefore, this work aims to analyze the transformations and permanence of metallic sculptures inaugurated in Belém at the end of the 19th and 20th centuries. For this, documents, reports, newspapers, inventories, graphic and photographic records were researched. As a result, the processes of creation and transformation of these assets over the years were identified, as well as an update of the inventory of monuments remaining in the city.
Downloads
References
A NOITE ILUSTRADA. Rio de Janeiro, 21 jun. 1933.
A REPÚBLICA. Belém, 21 out. 1890.
A REPÚBLICA. Belém, 18 out. 1891.
BRANDI, C. Teoria da restauração. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.
CARVALHO, J. M. de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Unesp, 2001.
COELHO, G. M. No coração do povo: o monumento à República em Belém-1891-1897. Belém: Editora Paka-Tatu, 2002.
CORREIO PAULISTANO, São Paulo, 9 out. 1941.
CRUZ, E. H. da. Monumentos de Belém. Oficinas Gráficas da Revista de Veterinária, 1945.
DAOU, A. M. A Belle Époque amazônica. 3 ed. Zahar, 1999.
DERENJI, J. da S. Arquitetura nortista: a presença italiana no início do século XX. Manaus: SEC, 1998.
DIÁRIO DO PARÁ. Belém, 21 set. 1984.
DIÁRIO ONLINE. Belém, 3 jun. 2019. Disponível em: «https://www.diarioonline.com.br/noticias/noticias/para/noticia-599704-estatua-de-bronze-furtada-de-monumento-em-sao-bras-e-recuperada.html». Acesso em: 03 jun. 2020.
DUARTE, D. Manaus: entre o passado e o presente. Manaus: Mídia Ponto Com, 2009.
ESTADO DO PARÁ, Belém, 12 jul.1911.
FIGUEIREDO, A. M. “Quimera amazônica: arte, mecenato e colecionismo em Belém do Pará, 1890-1910”. Clio — Revista de Pesquisa Histórica, n. 28.1, 2011.
FIGUEIREDO, A. M. “Portugueses, italianos e franceses nos círculos artísticos de Belém do Pará (1880-1920)”. ARRUDA, J. J. de A. et al. De colonos a imigrantes: I(E) migração portuguesa para o Brasil. São Paulo: Alameda,2013.
FOLHA DO NORTE. Belém, 17 dez. 1896.
FRANCO, T. O Liberal, 17 ago. 1889.
FUNDAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE BELÉM. Inventário dos monumentos da cidade de Belém, 1994.
GOVERNO DO PARÁ. Relatório com que o exm. sr. dr. José da Gama Malcher, 1.o vice-presidente, passou a administração da província do Pará ao exm. sr. dr. João Capistrano Bandeira de Mello Filho em 9 de março de 1878. Pará, Typ. Guttemberg, 1878. p. 99-101.
GOVERNO DO PARÁ. Assembleia Legislativa da Província. Fala com que o excelentíssimo senhor doutor José Coelho da Gama e Abreu, presidente da província, abriu a 2ª sessão da 21ª legislatura da Assembleia Legislativa da província do Gram-Pará, em 16 de junho de 1879. Pará, Typ. Liberal do Pará, 1879.
GOVERNO DO PARÁ. Relatório apresentado à Assembleia Legislativa Provincial na 2.a sessão da 22.a legislatura em 15 de fevereiro de 1881 pelo Exm. Sr. Dr. José Coelho da Gama e Abreu. Pará, Typ. do Diário de Notícias de Costa & Campbell, 1881.
GOVERNO DO PARÁ. Relatório com que o Exm. Sr. Presidente Dr. Manuel Pinto de Souza Dantas Filho passou a administração da província ao Exm. Sr. 1° Vice-presidente Dr. José da Gama Malcher. 4 jan. de 1882.
GOVERNO DO PARÁ. Abertura da Assembleia provincial. Diário de Belém, 5 fev. 1889.
GRISSOM, C. A. Zinc sculpture in America, 1850-1950. Associated University Presse, 2009.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. 2ed. São Paulo: Vértice/ Revista dos tribunais, 1990.
INDINHO, R. Busto de vítima de desastre aéreo passa mensagem trágica dizem passageiros. Site Seles Nafes, 2019. Disponível em: «https://selesnafes.com/2019/01/busto-de-vitima-de-desastre-aereo-passa-mensagem-tragica-dizem-passageiros/». Acesso em: 03 jun. 2020.
KNAUSS, P. “O descobrimento do Brasil em escultura: imagens do civismo”. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 20, 2000.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
LEMOS, A. O Liberal, 17 ago. 1889.
LEMOS, A. J. Relatório Apresentado ao Conselho Municipal de Belém referente aos anos de 1897-1902. Belém do Pará: Archivo da Intendência Municipal, 1902.
LEMOS, A. J. Relatório apresentado ao Conselho Municipal de Belém referente ao ano de 1905. Belém do Pará: Archivo da Intendência Municipal, 1906.
MIRANDA, V. C. C. A família Chermont: memória histórica e genealógica. Rio de Janeiro: Eu & Você Editora, 1982.
MONTENEGRO, A. Mensagem dirigida em 7 de setembro de 1902 ao congresso Legislativo do Pará, 1902.
NASCIMENTO, C. H. C. Marcos do tempo. Monografia (Curso de pós-graduação em Semiótica e Artes Visuais) — Núcleo de Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2005.
NORA, P. “Entre memória e história: a problemática dos lugares”. Projeto História, v. 10, 1993.
OCCIDENTE: Revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro. Lisboa, set. 1882.
O LIBERAL DO PARÁ, Belém, 1 ago. 1879.
O LIBERAL DO PARÁ, Belém, 14 abr. 1882.
O LIBERAL DO PARÁ, 15 ago. 1889.
O NACIONAL, Belém, 21 nov. 1897.
O LIBERAL DO PARÁ. Belém, 9 dez. 1947.
O LIBERAL DO PARÁ. Belém, 24 fev. 1989.
PALÁCIOS, F. O. Estudo tecnológico do chalé de ferro IOEPA: subsídios para a salvaguarda de arquitetura de ferro no Brasil. Dissertação (Mestrado) — Faculdade de Arquitetura e urbanismo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.
PÁSCOA, L. V. B. “Últimos dias de Carlos Gomes, de Domenico De Angelis e Giovanni Capranesi: uma abordagem iconográfica-musical”. Arteriais — Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, p. 76-88, maio 2022.
REMESAR, A; SILVA, F. N. da. “Regeneração urbana e arte pública”. DE ANDRADE, P.; MARQUES, C. A. Arte pública e cidadania: novas leituras da cidade criativa. Lisboa: Caleidoscópio, 2010.
RIEGL, A. O culto moderno dos monumentos: sua essência e sua gênese. Goiânia: Editora da UCG, 2006.
RODRIGUES, R. da S. A escultura monumental em Belém do Pará: três obras e um percurso romântico. Dissertação (mestrado) — Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.
SANTOS, A. C. de S. O monumento à Lauro Sodré (1959) e o encontro de tradições político-militares no Pará republicano. 30° Simpósio Nacional de História, Recife, 2019.
SARGES, M. de N. Belém: riquezas produzindo a Belle-Époque (1870-1910). 3 ed. Belém: Paka-Tatu, 2010.
SCHWARCZ, L. M.; STARLING, H. M. Ela vai cair: o fim da monarquia no Brasil. Brasil: uma biografia. 2ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
SENAI — SP. Fundição artística. São Paulo: SENAI-SP editora, 2012.
SOARES, A. P. G. A estatuária e a escultura figurativa urbana: conceptualização de estatuária no espaço urbano. Tese (Pós-doutorado) — Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.
SOARES, E. N. Largos, coretos e praças de Belém. Monumenta/IPHAN, 2009.
SOUZA, E. S. O de. Patrimônio cultural: os monumentos de Belém/PA como fonte de informação histórica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Faculdade de Biblioteconomia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
VIÑAS, S. M. Teoría contemporánea de la restauración. Madrid: Sintesis, 2003.
VOLPATO, G. L. “O método lógico para redação científica”. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 9, n. 1, 2015.
ZHENG, J. “Contextualizing Public Art Production in China: The Urban Sculpture Planning System in Shanghai”. Geoforum, v. 82, p. 89-101, 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Tayna Mariane Monteiro de Castro, Flávia Olegário Palácios
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).